sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Amor!


Li uma crônica da Martha Medeiros, sobre o amor... lembrei do trabalho que fiz no primeiro ano da faculdade de psicologia, também sobre o amor! Sempre quis levar essa pesquisa adiante, mas a vida tomou outro rumo, desse trabalho só ficou mesmo o sentimento!
As definições que alguns estudiosos dão ao amor é interessante.
Amor:
"tendência mútua de dois indivíduos a se reforçarem um ao outro, onde o reforçador pode ser sexual ou não" (Skinner). Não gosto muito da teoria behaviorista, mas enfim... não deixa de ser verdade!
"Amar é estender o seu corpo em direção a um outro corpo; mas é também, mais fundamentalmente, exigir que esse corpo, que ele deseja, também se estenda; é desejar o desejo do outro". (Hegel)
"O amor é uma ilusão. É a arte de convencer o outro que ele tem tudo o que nós precisamos". (Lacan)
As definições de Freud e Jung são complexas e pouco compreensíveis para não estudiosos da psicanálise.
"O Banquete" de Platão também tem muita coisa interessante, mas eu teria que citar o livro todo para fazer sentido.
Mas de tudo o que já li... o que ela fala nessa crônica é o que mais combina com o momento, e também com o que acredito ser o amor.
"O amor na essência, necessita de apenas três aditivos: correspondência, desejo físico e felicidade. Se alguém retribui seu sentimento, se o sexo é vigoroso e se ambos se sentem felizes na companhia um do outro, nada mais deveria importar. Por nada, entenda-se: não deveria importar se o outro sente atração por outras pessoas, se o outro gosta de fazer algumas coisas sozinho, se o outro tem preferências diferentes das suas, se o outro é mais moço ou mais velho, bonito ou feio, se vive em outro país ou no mesmo apartamento e quantas vezes telefona por dia. Tempo, pensamento, fantasia, libido e energia são solteiros e morrerão solteiros, mesmo contra nossa vontade. Não podemos lutar contra a independência das coisas. Aliança de ouro e demais rituais de matrimônio não nos casam. O amor é e sempre será autônomo."
Independente de definições... o amor é Lindo!!!

"Amar é mudar a alma de casa"
(Mario Quintana)